segunda-feira, 27 de abril de 2015

Aplicação da Teoria Sociocultural: "Jovem detetive"

De acordo com a teoria sociocultural de Vygotsky, as interações são a base para que o indivíduo consiga compreender (por meio da internalização) as representações mentais de seu grupo social - aprendendo, portanto. A construção do conhecimento ocorre primeiro no plano externo e social (com outras pessoas) para depois ocorrer no plano interno e individual. Nesse processo, a sociedade e, principalmente, seus integrantes mais experientes (adultos, em geral, e professores, em particular) são parte fundamental para a estruturação de que e como aprender.

O jogo tem fundamentos nos conhecimentos prévios do usuário em relação a América Latina. Para resolver os problemas, com mais rapidez, é necessário um determinado conhecimento prévio, porém, a falta destes não o impede de jogar, visto que ele pode adquirir estas informações por tentativa e erro, por exemplo. Apesar deste conhecimento prévio ser esperado, o jogo pode ajudar o usuário a aprender cada vez mais da cultura de outros locais, através de seu computador. Através de pesquisas, e de ter participado do vento promovido pela escola, os alunos poderão ir construir partes do saber para completar o jogo. Os conhecimentos prévios sobre ouros países também são comuns na cultura em que estamos inseridos.

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